Mateus Botinha Oliveira
OAB/MG - 78477
Gustavo Ferreira Carvalho
OAB/MG - 87130
MG Escritório de AdvocaciaQuem SomosLocalizaçãoÁrea de AtuaçãoArtigos e PublicaçõesNotícias em DestaqueSolicitar ServiçosFale Conosco
 
Notícias em Destaque
TJ/MG isenta ONG e majora condenação de honorários contra empresa que degradou o São Francisco
A 8a Câmara Cível atribuiu efeito modificativo pleiteado nos Embargos Declaratórios.
Fonte: TJ/MG | 28/02/2013
 EMENTA: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO – AÇÃO CIVIL PÚBLICA – ASSOCIAÇÃO AUTORA PARCIALMENTE VENCIDA – ÔNUS SUCUMBENCIAIS – ARTIGO 18 DA LEI Nº 7.347/85 – OMISSÃO – VALOR DOS HONORÁRIOS – EMBARGOS ACOLHIDOS.

1. Ainda que a Associação autora tenha ficado parcialmente vencida nos autos da ação civil pública, não se verifica a má-fé processual a autorizar a condenação ao pagamento da verba honorária, bem como das custas e despesas processuais, a teor do artigo 18 da Lei da Ação Civil, restando o acórdão omisso quanto a essa questão.

2. O critério da equidade na fixação dos honorários advocatícios não significa modicidade, igualmente não significando enriquecimento sem causa, devendo-se observar os parâmetros postos no artigo 20, §3º do Código de Processo Civil.

3. Constatando-se a existência de omissão no julgado, impõe-se a atribuição do efeito modificativo pleiteado, com o acolhimento dos embargos declaratórios.

 

SÚMULA: "para condenar a primeira requerida ao pagamento de honorários aos patronos da requerente, no montante de R$50.000,00 (cinqüenta mil reais).

 

Clique no título para visualizar os arquivos!

Topo   |   Voltar
 
Copyright © 2010 - MG Escritório de Advocacia